Ingredientes:
– 1 polvo sem vísceras e sem cabeça
– Meio quilo de sal grosso
– Pimenta do reino a gosto
– Cúrcuma a gosto
– 1 colher de sopa de Refoga de Salsa e Cebolinha Alinutri
– 1 cebola roxa
– 4 folhas de louro
– 2 colheres de zeite
– 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu)
– Pimentas de bico Alinutri
Modo de Preparo:
– Lave bem o polvo, esfregando persistentemente os tentáculos, a fim de retirar todas as algas e sujeiras que se prendem nas ventosas.
– Sobre uma tábua, despeje bastante sal grosso sobre o polvo e esfregue novamente. O sal ajuda a eliminar resíduos que, porventura, ainda possam existir.
– Deixe descansar por 10 minutos.
– Lave o polvo para retirar o sal e deixe descansar mais 5 minutos em um escorredor.
– Coloque o polvo em uma panela de pressão sem água.
– Passe um punhado de sal grosso no polvo, acrescente as folhas de louro e deixe cozinhar por 30 minutos após pegar pressão.
– Em uma frigideira aquecida, acrescente o azeite. Quando o azeite esquentar, adicione a Refoga de Salsa e Cebolinha Alinutri e mexa por uns 2 minutos, até começar a dourar.
– Acrescente o polvo e refogue com a cúrcuma e a pimenta do reino. Cuidado para não temperar demais, pois o polvo absorve bem o tempero e pode ter seu gosto descaracterizado. Então, tempere levemente apenas.
– Frite por cerca de 5 minutos em fogo alto, sempre mexendo para não queimar. Se necessário, acrescente mais azeite.
– Retire o polvo e reserve.
– Na mesa frigideira, refogue a cebola roxa em rodelas grossas apenas o suficiente para ela começar a amolecer, ficando mais macia e menos ácida.
– Acrescente o molho shoyu e reserve.
– Num prato ou travessa, corte o polvo em pequenos pedaços de aproximadamente 2 cm.
– Enfeite o polvo com as cebolas e as pimentas de bico Alinutri.